Indicadores do FNDE apontam gestão de excelência em escolas da rede municipal de Timbiras

A educação de Timbras está de parabéns!

As escolas da rede municipal alcançaram a média de 8,75 no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Entre as escolas que se destacaram ou atingiram a marca “muito alto” estão: Alberto Abdalla (9,99), Manoel Burgos da Cruz (8,81), José Sarney (9,88), Paulino dos santos (9,93), Mundoca Alvim (9,79), Luiz Félix (9,96), Lourdes Coelho (9,97), Antonio Raimundo costa (9,98), Lauro pereira (9,99), Faustina Sousa Araújo (9,98), Pré-Escola gardênia Ribeiro Gonçalves (10,0), Centro de ensino Irmã Mathilde (10,0) e Áurea Alvim (9,99).

As notas foram divulgadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na última quinta-feira (16), e reconhecem a excelência no trabalho desenvolvido pelas escolas na gestão de recursos no ano de 2019.

O Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE) é um instrumento para mensurar o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo território nacional, a fim de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do Programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão.

O diretor da Escola Alberto Abdalla, Prof. Motta, destacou a importância de receber o reconhecimento pelo bom trabalho pedagógico desenvolvido na escola. “Cuidar bem e gastar de forma correta o recurso do PDDE sempre foi um compromisso meu, da minha equipe e de toda a comunidade escolar que de forma cuidadosa analisaram as prioridades e fizeram a destinação dos recursos a serem aplicados corretamente para que tivéssemos uma educação de qualidade”, disse o gestor.

Os recursos do PDDE deverão ser utilizados pela gestão para adquirir bens e contratar serviços que contribuam para o funcionamento e melhoria da infraestrutura física, bem como para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.

Para Raimundo Nonato, secretário de educação do município, este resultado mostra muitos avanços na área educacional de Timbiras. “No passado, ao contrário do que acontece hoje, muitos gestores responderam e ainda respondem a inquéritos policiais pela má gestão dos recursos desse programa, então, este resultado exitoso veio coroar nosso trabalho e mostrar que estamos no caminho certo, tanto na questão ética como na forma responsável e correta no uso do PDDE”, disse.

A gestora do Centro de ensino Irmã Mathilde, Prof. Rita Sales, também comemorou o resultado conquistado pela escola junto ao FNDE. “Todos nós que fazemos parte da equipe da Escola Irmã Mathilde estamos muito felizes com esse reconhecimento, sempre fomos muito cuidadosos e responsáveis com a aplicação desse recurso e sempre buscamos implementar em nossa escola ações que melhore cada vez mais a aprendizagem de nossas crianças. É sempre bom ser avaliado, assim sabemos se estamos na direção certa. O reconhecimento do trabalho com qualidade e responsabilidade nos incentiva a trabalhar com mais determinação”, declarou Rita