Prefeitura de Timbiras dá exemplo no combate ao novo coronavírus.

A Prefeitura de Timbiras atua diariamente no combate e controle do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, muitas medidas foram tomadas, tais como, aquelas que visavam restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de reduzir a possibilidade de contágio, além de ações que assegurassem atendimento a pacientes e manutenção da economia do município.

Antes mesmo de registrar o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Timbiras já trabalhava para preparar a rede municipal de saúde para eventual disseminação em massa da doença.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura foi a criação de um Comitê de Enfrentamento à Doença, liderado pelo prefeito Dr. Antonio Borba, pelo Secretário de Saúde Lezui Mousinho, por profissionais de saúde e por outros representantes da sociedade civil.

Timbiras foi um dos primeiros município do estado do Maranhão a suspender as aulas em toda a sua rede de ensino e regular o funcionamento das atividades essenciais e não-essenciais de forma a evitar aglomerações e promover o distanciamento social.

O boletim epidemiológico divulgado diariamente pela secretaria de saúde com números relacionados a evolução da doença no município mostra a eficácia dos métodos adotados para a contenção do avanço do vírus. De acordo com os dados de ontem (04/08), 90% dos casos registrados já obtiveram recuperação e apenas 03 pessoas encontram-se em internação hospitalar.

Outra informação importante é com relação ao número de óbitos, apenas 19 desde a comprovação do primeiro caso, ressaltando que o intervalo entre a 18ª e 19ª morte foi maior que trinta dias, o que evidencia o controle da epidemia pelas autoridades sanitárias local.

Mais em Saúde